(45) 3321-1449

Caciopar divulga carta em apoio à reforma da Previdência

terça, 18 de junho de 2019

Caciopar

O presidente da Caciopar, Alci Rotta Júnior, leu durante encontro com empresários, no fim de semana em Cafelândia, carta elaborada pela Coordenadoria em apoio à reforma da Previdência. O texto, aprovado por unanimidade pela diretoria, expressa os sentimentos de grande parte dos empresários sobre um tema fundamental para o presente, mas principalmente para o futuro do Brasil.

Alci informou que o apoio busca unir ainda mais o empresariado e mostrar aos políticos que representam a região a seriedade do tema em discussão. “É assunto muito sério, porque mexe com a vida de todos. Por isso, exige-se responsabilidade e espírito estadista na análise e aprovação de uma nova reforma, sem os vícios que corromperam profundamente a que está em vigor”. 

Na carta, a Caciopar pede o fim dos benefícios exagerados, mais equilíbrio nos valores e, principalmente, mais justiça na distribuição desses recursos do fundo. Leia, abaixo, a íntegra do documento elaborado e aprovado pela Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná:
 

CARTA ABERTA

Caciopar apoia a reforma da Previdência

É difícil entender quais são os reais motivos que fazem com que o Brasil, um país de tantas potencialidades, não consiga resolver desafios que há muito deveriam estar superados. Desafios que o mantém refém de movimentos prejudiciais a quem empreende e gera oportunidades. Se não é a crise é a instabilidade e, na difícil ausência de um dos dois, há incertezas de todo tipo e a temida insegurança jurídica.

O Brasil precisa, independentemente de quem esteja no poder, ser definitivamente passado a limpo. E as mudanças tão necessárias vão além do contínuo trabalho de combate à corrupção. Uma das urgências, para que o País recupere fôlego e volte a crescer, está em fazer as tão necessárias reformas. E a mais importante delas, que dará combustível às demais, é a da Previdência.

A Caciopar defende, como todas as pessoas sensatas e entidades que verdadeiramente pensam em um País melhor e de todos, uma estrutura de Estado moderna, enxuta e que exija em investimentos apenas o suficiente para que possa operar com qualidade e eficiência. Não é mais possível conviver com a sobrecarga de um passado benevolente e generoso com toda forma de benesse na esfera pública.

A Previdência Social, com seus infindáveis privilégios, se transformou em um grande devorador de recursos públicos. O mesmo dinheiro que cobre aposentadorias fabulosas é o que falta em investimentos e em melhorias na saúde pública, em uma educação de qualidade de viés empreendedor e em obras de infraestrutura que criem as condições de desenvolvimento tão cobradas e necessárias.

Diante de tudo isso e dos riscos que a não realização das reformas pode representar para o futuro, a Caciopar reafirma sua posição de ser totalmente favorável às urgentes mudanças na Previdência Social. O objetivo não é tirar dos menos abastados, muito pelo contrário. É combater os vícios que garantem a uns poucos benefícios muito além do que se supõe como minimamente razoável e justo.

Outra coisa importante a destacar diz respeito a quem se manifesta contra a reforma. Boa parte age por motivação política e outros se manifestam pensando no próprio bolso. Entretanto, esquecem de um coisa fundamental: sem a reforma, em poucos anos não haverá dinheiro para pagar os benefícios e inclusive os donos dos grandes valores serão prejudicados e ficarão sem sua renda.

A reforma da Previdência, ao contrário do que muitos propagam, fará um enorme bem ao presente e ao futuro do País. Devolverá condições ao Estado de se gerir com mais eficiência, dinâmica e equilíbrio financeiro. Pede-se, neste momento, serenidade, coragem e, acima de tudo, senso patriótico, o constitucional dever de colocar o Brasil acima de interesses individuais ou de pequenos grupos, porque o que está em jogo é o futuro dessa e das próximas gerações.

Cordialmente,


Alci Lúcio Rotta Junior 
Presidente da Caciopar

Fonte: Caciopar

Galeria de Fotos