(45) 3321-1449

CADASTRO POSITIVO FOI TEMA DE ENCONTRO NO IGUASSU VALLEY TOLEDO

terça, 24 de setembro de 2019

ACIT

Realizado semanalmente, nas dependências da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), encontros do Iguassu Valley Toledo discutem assuntos relacionados a inovação. Nesta sexta-feira (20) foi a vez de falar sobre Cadastro Positivo e o Futuro do Crédito no Brasil.
A apresentação ficou por conta do vice-presidente da ACIT e vice-presidente para Assuntos de Rede de Benefícios, da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Claudenir Machado.
Ele falou sobre a Lei Complementar 166/2019, sancionada neste ano, e que altera as regras do Cadastro Positivo, permitindo que todo cidadão tenha uma nota de crédito (escore), definida conforme o histórico de pagamento de suas contas, como energia, água, telefonia, internet, cartão de crédito, empréstimos bancários, financiamentos, entre outros. A reputação será considerada no momento de concessão de crédito por instituições financeiras.
Segundo Claudenir Machado, apresentar o tema em um ambiente com pessoas de visão inovadora é uma iniciativa que pode gerar bons resultados. “O crédito é o ingrediente principal de qualquer inovação, seja para obter e conseguir inovar ou para oferecer este crédito dentro da inovação. Um país que não tenha uma política de crédito desenvolvida pode esbarrar em dificuldades para crescer”, ressalta.
Uma das novidades do Cadastro Positivo é beneficiar bons pagadores, mas que por algum motivo deixaram uma de suas contas atrasar. “Essa nova roupagem na Lei traz de volta a roda da economia, com mais geração de emprego e fomento de novos negócios”, frisa Claudenir.
Sobre o futuro do crédito no Brasil, Claudenir Machado cita as Empresas Simples de Crédito (ESC), autorizadas a realizar operações de crédito, financiamento e desconto de crédito para pessoas jurídicas. “As ESC’s estão ganhando forma, uma vez que oferecem facilidades, comodidades e diferenciais em taxas, fazendo com que as pessoas possam obter crédito através destes canais”, explica.
Para o coordenador do Iguassu Valley Toledo, Márcio Pinheiro, o objetivo em trazer o assunto em pauta é mostrar oportunidades a empresários de diversas áreas. “São novos caminhos de negócios. Como falamos no encontro, qualquer pessoa pode emprestar dinheiro de forma legalizada, através das ESC’s e utilizar ferramentas do Cadastro Positivo para trabalhar como um banco.”
Márcio Pinheiro ressalta que tanto as empresas, quanto os consumidores, ganharão com as novas regras do Cadastro Positivo. “Quem precisa do crédito e for bom pagador terá uma boa nota de escore, gerando também mais confiança para quem vai oferecer este crédito, tendo a segurança que está fazendo um bom negócio.”
O próximo encontro do Iguassu Valley Toledo será na sexta-feira (27), das 8h às 9h, no auditório da Acit. As discussões serão sobre o Sistema Regional de Inovação (SRI). “Um representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae PR) falará sobre o sistema que trata de tecnologia e inovação. Além disso, serão esclarecidas dúvidas sobre a plataforma SRI, que reúne demandas regionais, entre empresas com problemas e pessoas dispostas a encontrar soluções”, conclui o coordenador do Iguassu Valley Toledo.


O encontro é gratuito e aberto a todos os públicos.
 

Fonte: acit.org.br

Galeria de Fotos