O PREFEITO RENI PEREIRA ASSINOU NESTE DIA 10 DE JUNHO, ANIVERSÁRIO DA CIDADE, O CONTRATO PARA A CONCESSÃO DO MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS
Participaram da cerimônia o Prefeito Reni Pereira, a Vice Prefeita Ivone Barofaldi , juntamente com o Secretariado da Prefeitura, o Presidente da Câmara Fernando Duso, e demais Vereadores, o Presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, o Gerente-Geral da Cataratas do Iguaçu S.A, Adélio Demeterko, o Presidente do Grupo Cataratas, Bruno Marques,juntamente com seus Diretores , o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, demais autoridades, convidados e imprensa.
O projeto de revitalização do Marco das Três Fronteiras celebra as comemorações do centenário, e foi o primeiro ato oficial do Município.
“Estamos abrindo um novo ciclo de crescimento e integração da Tríplice Fronteira para os novos 100 anos. Será um novo marco da história. É a valorização da nossa história, oportunizando o desenvolvimento do turismo. Estamos realizando ações estratégicas para que problemas se transformem em soluções de desenvolvimento com geração de emprego e renda. Sem dúvida este será um dos melhores atrativos turístico do Brasil”, disse o Prefeito Reni Pereira.
O novo empreendimento ganhará o nome de Complexo Turístico Espaço das Américas.
“É um momento muito especial. Esse é um desafio de todos nós, pretendemos levantar aqui um complexo turístico que seja reconhecido pelo mundo inteiro” salientou o Gerente-Geral da Cataratas do Iguaçu S.A, Adélio Demeterko.
O diferencial do Complexo Turístico será a revitalização do local, resgatando os aspectos históricos e culturais de nossa região. Uma considerável área ganhará uma vila de entretenimento inspirada nas Missões Jesuíticas. Serão realizadas instalações cenográficas históricas para resgatar e celebrar a arquitetura dos antigos povoados indígenas.
“Nós acreditamos na cidade, estamos aqui há muito tempo, e para a Cataratas S.A é uma honra estar assinando um contrato para transformar um lugar que já tem suas belezas naturais. Tenho certeza, esse lugar vai ser um sucesso, uma referência não só no Brasil como no mundo todo”, enfatizou o Presidente do Grupo Cataratas, Bruno Marques.
O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, também esteve presente na cerimônia e discursou: “Eu me sinto um iguaçuense, é um momento especial poder participar dessa solenidade e saber que daqui a alguns anos esse lugar estará transformado. Parabenizo a todos e digo vocês continuem de mãos dadas, porque Foz do Iguaçu é uma das principais cidades turísticas do Brasil. Trabalhem unidos e tragam os brasileiros e turistas para mostrar a todo o mundo que Foz do Iguaçu é uma cidade maravilhosa”, destacou o Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos.
A estrutura irá agregar ainda mais valor cultural ao nosso destino turístico – um marco geográfico único no país que merece um projeto arrojado. Por isso, a nova concessionária se comprometeu em dedicar esforços para trazer de volta a cultura daquela localidade, que passará a ser motivo de orgulho para os moradores da região, ratificando cada vez mais a cidade como um dos melhores destinos do país.
“Hoje renovamos o espírito de grandeza e de acreditar, acreditar que Foz do Iguaçu está passando por uma nova fase, obrigada a todos pela parceria, e vamos em frente, porque queremos a nossa cidade realmente em um desenvolvimento galopante discursou” a Vice Prefeita Ivone Barofaldi.
“Eu tenho orgulho que na minha gestão como Presidente da Câmara, foi dada a autorização para que esse espaço possa passar por transformações e na grandeza que ele merece. Que bom que o Poder Legislativo está em sintonia com o Município e está realizando junto com ele e com os nossos parceiros mais esta grande conquista para nossa Foz do Iguaçu”, disse o Presidente da Câmara Fernando Duso.
A expectativa é que a revitalização do espaço possa aumentar a permanência de turistas na cidade. Esse tempo a mais terá um reflexo muito importante nos setores de hospedagem, gastronomia e comércio em geral.
Licério Santos, presidente do Comtur, acredita no projeto e saúda o novo momento. “É uma empresa aqui da cidade comprometida com o turismo. Seguramente este projeto vai valorizar a estada do turista em nossa cidade. Foi um verdadeiro gol de placa”, avaliou.
A Cataratas do Iguaçu S.A. irá além do resgate desse atrativo turístico histórico. A empresa proporcionará aos visitantes uma justa condição para interagir e apreciar um novo espaço, uma nova experiência. O projeto integrará o Marco das Três Fronteiras e o Espaço das Américas a uma série de atrações para valorizar a cultura e a história da região.
Implantação de novos serviços:
• Vila de entretenimento – Com elementos cenográficos históricos que resgatam e celebram a arquitetura das antigas Missões Jesuíticas, a vila terá o objetivo de provocar um reencontro com os desbravadores da região.
• Torres temáticas – Serão três torres de composição paisagística representando as três nações que formam a Tríplice Fronteira, com mirantes de observação, ligadas entre si por passarelas aéreas que configurarão uma trilha alternativa.
• Projeção na água – O projeto terá um sofisticado sistema de iluminação e projection mapping sobre uma superfície de jatos de água a ser realizado no rio ou no espelho d’água que circunda o Obelisco da Tríplice Fronteira.
• Trilhas – Os visitantes ganharão um circuito terrestre de visitação com espaços expositivos de comunicação com conteúdo de cunho histórico da região.
• Memorial Cabeza de Vaca – Será instalado um museu que registrará e narrará a emocionante história desse importante personagem para a região fronteiriça.
• Espaço das Américas – O empreendimento será todo revitalizado. Será uma instalação para celebrar o encontro de pessoas que oferecerá atrações de lazer, gastronomia, cultura, convivência e contemplação.
• Píer – O serviço atenderá tanto turistas que desejarem fazer um passeio de barco pelas imediações como também moradores da região que quiserem atracar os barcos no local.
• Série de serviços – O turista irá dispor de serviços de fotografia; estacionamento; pontos de apoio e atendimento aos visitantes; banheiros; área de exposição; guarda-volumes e deque de observação.
Fonte: Crédito: Divulgação