A Garantioeste, Sociedade de Garantia de Crédito do Oeste do Paraná, vai assinar parceria inédita com a Caixa Econômica Federal terça-feira, 3, em Cascavel. Será a primeira no formato acordado no País. Diretores das duas instituições vão participar do ato às 11h, na superintendência da CEF – nas proximidades do Sebrae.
Com o convênio, a SGC oferece linhas de crédito da Caixa e do Proger com taxas especiais. O dinheiro vai ser liberado a empresas para capital de giro e também para investimento. O projeto é piloto e poderá, dependendo dos resultados, ser estendido a outras regiões do País e contemplar um número maior de pequenos negócios.
A Garantioeste atua há quatro anos com o fornecimento de aval a empresas de micro e pequeno portes que têm dificuldades para obter recursos para crescer e gerar novos empregos. Mesmo com pouco tempo de existência, a SGC já é considerada a maior do Brasil. A parceria com a Caixa atenderá empresas de toda a região, afirma o presidente Khaled Nakka, que é supermercadista em Vera Cruz do Oeste.
A SGC
A Sociedade de Garantia de Crédito do Oeste do Paraná resulta de uma ação articulada do Sebrae com as associações comerciais de Toledo, Foz do Iguaçu e Cascavel, do IDR-Oeste e da Caciopar. “Todos fizeram um grande esforço, com a injeção inicial de recursos, para garantir o êxito do projeto que hoje é reconhecido em todo o País”, conforme Khaled. Diversas viagens técnicas foram realizadas, inclusive internacionais, para obter informações que permitissem minimizar erros e potencializar resultados.
Empresas de pequeno porte e que têm dificuldades de conseguir garantias são o alvo preferencial da SGC. Uma equipe analisa a solicitação e, depois de aprovada, uma carta de aval facilita a obtenção de recursos com taxas menores às do mercado convencional. Esse é um dos benefícios imediatos do projeto, de reduzir substancialmente o custo do dinheiro a empresas que querem crescer e multiplicar resultados, diz o vice-presidente Augusto Sperotto, que é de Toledo. “Com a parceria da Caixa, os resultados da Garantioeste serão ainda maiores”, afirma ele.
Fonte: