(45) 3321-1449

Garantioeste

quinta, 04 de fevereiro de 2016

Garantioeste fecha nova parceria com Sicredi no Paraná

Após firmar convênio com o Sicredi Oeste no segundo semestre do ano passado, a sociedade de garantias de crédito (SGC) paranaense amplia relacionamento com outra cooperativa de crédito associada ao Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi)

O Sicredi Vanguarda Medianeira é o novo parceiro financeiro da Garantioeste/PR. O convênio com a cooperativa de crédito, que atua em 29 municípios nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, foi assinado nesta semana (2) em Cascavel, durante a abertura do Show Rural Coopavel. “O desafio é garantir, por meio de cartas de aval, acesso de empresas de pequeno porte a linhas diferenciadas de crédito, com custo do dinheiro mais compatível à realidade”, destacou Khaled Nakka, presidente da SGC.

Além da participação dos dirigentes da SGC e do Sicredi Vanguarda, a assinatura do termo de cooperação contou com as presenças do presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná Caciopar, Sergio Marcucci, e do diretor da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), Siro Canabarro. O gerente Cesar Ióris e o supervisor estratégico Juliano Fuzinatto da Acic também participaram do ato de formalização da parceria.

Segundo o gerente regional de desenvolvimento do Sicredi, Luis Carlos Dickel, as operações de crédito com os associados da SGC poderão se iniciar em março. “Vamos nos reunir com a Garantioeste/PR logo depois do Carnaval para tratar de algumas questões operacionais. A partir dessas definições alinharemos os procedimentos internos com os gerentes de nossas agências que atendem pessoas jurídicas”, anunciou Dickel.

No Paraná, o Sicredi Vanguarda está presente em 17 municípios, conta com 29 postos de atendimento e possui atualmente cerca de 82 mil associados, sendo que 11% são micro e pequenas empresas. A sede da cooperativa de crédito está localizada em Medianeira – município com 50 mil habitantes – e sua área de atuação é coincidente com a abrangência territorial da Garantioeste/PR. “A parceria com a SGC contribuirá com o nosso processo de expansão da nossa carteira de PJ”, afirmou o dirigente da cooperativa de crédito.

Vantagens para os pequenos negócios

O Sicredi Vanguarda pretende oferecer para os associados da SGC linhas de crédito para investimento, capital de giro e outros produtos como antecipação de recebíveis e conta garantida. Na modalidade de investimento poderá haver carência de até seis meses, a depender das especificidades de cada projeto.
As cartas de garantias Garantioeste/PR facilitarão o acesso ao crédito dos cooperados do Sicredi. “Como não dispomos da expertise de análise de crédito desenvolvida pela SGC, deixamos de atender muitas demandas de empréstimos de nossa carteira de micro e pequenas empresas”, esclareceu Dickel.
Além do acesso ao crédito, o gerente regional do Sicredi Vanguarda entende que a maior vantagem para as micro e pequenas empresas será o desconto na precificação das linhas de crédito. “As garantias complementares fornecidas pela Garantioeste/PR diminuíram o custo dos encargos das operações. Portanto, teremos condições de fixar taxas de juros abaixo do que é praticado no mercado”, destacou. A facilidade da operacionalização dos empréstimos em termos de tempo e, consequentemente, diminuição do custo será outro benefício oferecido para os pequenos negócios.

Histórico da parceria

As discussões com o Sicredi Medianeira começaram logo depois da constituição da Garantioeste/PR. “Fomos procurados, há três anos atrás, por representantes da SGC, mas naquele momento o nosso entendimento sobre o sistema de garantias ainda não estava amadurecido”, explicou o gerente regional da cooperativa de crédito.

A discussão foi retomada recentemente por intermédio da Acic, parceiro comum do Sicredi Vanguarda e da SGC. “Atualmente, temos consciência plena da importância das cartas de garantias para o acesso ao crédito dos pequenos negócios”, assinalou Dickel. O dirigente da cooperativa de crédito identifica, ainda, o compromisso com o desenvolvimento local como outro ponto de sinergia com a Garantioeste/PR.

Ele acredita que o projeto da SGC deverá ganhar corpo após a regulamentação do sistema de garantias mútuas pelo governo federal. “Não tenho dúvida de que o grau de confiança das demais instituições financeiras vai aumentar de forma significativa tão logo o Banco Central definir algumas questões importantes como os parâmetros de alavancagem para as operações de garantias”, arrematou Dickel.

Portal das SGC, Ronaldo de Moura
Com informações do jornal O Paraná

Matéria produzida em 03 de fevereiro de 2016
Fonte: Crédito: Divulgação

Galeria de Fotos