Inscrições ao treinamento NR-35 estão abertas na Acimacar
sexta, 15 de março de 2019
ACIMACAR
Quedas por falta de segurança no trabalho em altura estão entre as principais causas de morte de trabalhadores no Brasil. Esses acidentes estão relacionados principalmente à ausência de proteções coletivas e procedimentos que visem à eliminação do perigo e a capacitação dos profissionais envolvidos nas atividades laborais. Com o intuito de diminuir o número de incidentes desse tipo, a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) está com as inscrições abertas para o curso Norma Reguladora 35 (NR-35) – Segurança no Trabalho em Altura.
O treinamento tem como objetivo instruir os participantes sobre a norma NR-35, que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, organização e execução, a fim de garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.
Programado para o próximo dia 23, com início às 08h30 e término às 17 horas, na Sala de Treinamento da Acimacar, a capacitação será conduzida pela equipe da T-Protege, com carga horária teórica e prática. “Para trabalhar nas alturas é preciso prática, estudo e dedicação. A NR-35 estabelece a necessidade de capacitação e treinamento dos profissionais, com carga mínima para a proficiência, nós da T-protege fazemos o treinamento completo, mesclando teoria e prática ao seu estudo”, destaca o diretor da T-Protege, João Vitor Tomazelli.
A norma especifica que toda atividade executada acima de dois metros do piso e com risco de queda é considerada trabalho em altura. O profissional ressalta três atitudes que trabalhadores devem tomar enquanto trabalham em lugares altos para evitar acidentes: “É importante não utilizar escadas ou degraus se o trabalho é considerado pesado ou se a tarefa demorar mais que 30 minutos para ser finalizada, bem como não ultrapassar o parâmetro da escada, mantendo a fivela do cinto dentro desta área dos degraus, lembrando sempre de deixar os dois pés na mesma altura enquanto realizar a tarefa, por fim, não desafivele o cinto sem antes estar no chão e seguro. Não deixe a confiança ocupar o lugar da segurança”, enfatiza Tomazelli.
Entre os temas que serão abordados estão as normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura; análise de risco e condições impeditivas; riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle; sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva; equipamentos de proteção individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso; acidentes típicos em trabalhos em altura; condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.
O investimento para associados e estudantes é de R$ 150,00 e para não sócios R$ 200,00. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (45) 3284-5704, com Josiane.
CRÉDITO:
Divulgação/Acimacar
Assessoria de imprensa Acimacar
Jaqueline Galvão
Jornalista MTB/PR 9846
Galeria de Fotos