O Programa Oeste em Desenvolvimento promove nesta quinta-feira (3), a partir das 9h30, o workshop “PPP: Parcerias Público-Privadas como estratégia para o desenvolvimento do Território Oeste”.
O evento acontecerá no auditório Cesar Lattes, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), e contará com a presença do presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Mário Costenaro; do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek; e de prefeitos, gestores e empresários.
As parcerias público-privadas (PPPs) consistem em um dos principais instrumentos utilizados pelo Estado brasileiro para realizar investimentos em infraestrutura. Por intermédio de uma PPP, a União, os Estados ou os Municípios podem selecionar e contratar empresas privadas que ficarão responsáveis pela prestação de serviços de interesse público por prazo determinado. Muitas vezes, elas representam a solução para os gestores municipais que enfrentam escassez de verbas.
De acordo com o secretário executivo do Oeste em Desenvolvimento, Jaime Nascimento, o Programa quer estimular essas parcerias, por acreditar que, assim, será possível viabilizar projetos capazes de melhorar a vida da população e, ao mesmo tempo, colaborar com o crescimento da região. “Trabalhamos para o desenvolvimento integral do território. Com as PPPs é possível executar obras e serviços com mais rapidez e menos burocracias”, disse.
Modelos
No workshop, prefeituras e empresários que já constituíram e fazem a gestão de PPPs apresentarão suas experiências. Instituições que atuam diretamente na área das PPPs, no Brasil e na América Latina, também trarão orientações e recomendações de como conquistar novos parceiros e desenvolver essas negociações. Segundo o coordenador do evento, Alexandre Pacheco, da assistência da Diretoria Geral Brasileira da Itaipu (AS.GB), os municípios sofrem atualmente com falta de recursos até para os serviços mais básicos, como limpeza e a iluminação pública. “Às vezes, as parcerias podem ser a melhor opção para garantir a execução de obras que a população precisa”, explicou.
Programação
•9h30 – Abertura
•10h – Apresentação IBM: Gil Soares Junior e Alexandre Albuquerque
•10h30 – Apresentação Radar PPP: Bruno Ramos e Guilherme Ávila Naves
•11h30 – Debate
•12h – Almoço
•13h30 – Apresentação prefeitura de Salto (SP): João de Conti Neto e Wilson Roberto Caveden
•14h15 – Apresentação de Entidades Privadas: Suzane de Souza Gomes – Corpus Saneamento
•15h – Debate
•15h30 – Café
•16h – Apresentação ConectaDEL (BID-FOMIM): Pablo Costamagna
•16h30 – Apresentação Província de Santa Fé, na Argentina: Deputado Roberto Mirabella
•17h – Debate
Oeste em Desenvolvimento
Lançado em agosto de 2014, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico da região Oeste do Estado do Paraná, o Programa Oeste em Desenvolvimento reúne mais de 30 instituições, entre elas Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Sebrae-PR, Ocepar, Caciopar, Amop, Emater e Fiep. Suas atividades são divididas em cinco eixos: Infraestrutura e Logística, Pesquisa e Desenvolvimento, Crédito e Fomento, Capital Social e Cooperação, e Energias Limpas e Renováveis.
Fonte: