(45) 3321-1449

POD tem ano de conquistas em favor do Oeste

terça, 26 de novembro de 2019

Caciopar

Mesmo jovem, o Programa Oeste em Desenvolvimento cumpre com determinação os desafios que lhe foram propostos. Criado há três anos, o POD tem como suporte o nome, a força e a trajetória de mais de 65 entidades produtivas, de pesquisa e representação da região. “Esse é um trabalho cuidadosamente articulado para, com ações, estratégias e indicadores de qualidade e confiáveis, conquistar investimentos, obras e condições certas para avanços ainda maiores às nossas comunidades”, diz o presidente do Programa, Danilo Vendruscolo.
Durante o 5º Congresso Caciopar e 6º Fórum do POD, Danilo e outros diretores fizeram uma espécie de prestação de contas e os resultados de 2019 são surpreendentes. Os principais eixos de atuação do Programa são infraestrutura e logística, energia, saneamento ambiental, sanidade, inovação, educação empreendedora e garantias de direito à propriedade. “O volume de demandas é grande, mas gradualmente vamos trilhando por um caminho de realizações importantes para toda a região”, afirma Danilo.
As principais conquistas, resultado do empenho de todas as entidades organizadas e produtivas da região, estão nas áreas de infraestrutura, sanidade e energia. O presidente do POD fez um relato sobre eventos que levaram ao cancelamento da renovação dos atuais contratos de pedágio. “Essa foi uma luta duríssima, que contou com a determinação, a coragem e a inteligência de alguns de nossos melhores líderes”. Danilo citou a Carta de Corbélia, elaborada e lida em dezembro de 2015, na Acamop, na qual pela primeira vez vozes da região se erguiam contra a concessão.
A partir de janeiro de 2016, audiências, mobilizações e novas cartas foram produzidas, a cada dia envolvendo um número maior de entidades. As irregularidades, comprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado e Assembleia Legislativa, interessaram a Lava Jato, e um esquema poderoso ruiu. Houve a prisão de gente poderosa e a definição, a partir disso, pela composição democrática de um novo modelo de concessões rodoviárias no Paraná. “Será em um formato com tarifa menor, obras nos anos iniciais do contrato e forte participação dos usuários.
Com o acordo de leniência entre a concessionária e a Justiça, por recebimentos indevidos, a região contará com R$ 400 milhões para obras na BR-277. Danilo citou também o início das obras da segunda ponte entre Brasil e Paraguai, que vai separar os corredores logístico e turístico, e de avanços para novos trechos ferroviários. Um dos que estão na pauta prevê a integração de Cascavel e Foz do Iguaçu, o que abre caminho para a sonhada transoceânica, que ligará o Atlântico e o Pacífico cruzando Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. O presidente citou melhorias nos aeroportos de Cascavel e de Foz – este será privatizado em 2020 e deverá ser um dos melhores do País.
 
Energia
A boa notícia na área da energia vem do Paraná Trifásico, programa anunciado pelo governo estadual com investimento previsto de R$ 2 bilhões em três anos. O dinheiro será destinado a melhorar a estrutura de distribuição de energia, dando mais confiabilidade e segurança no abastecimento. As regiões de grande produção agropecuária, como o Oeste e o Sudoeste do Paraná, deverão ficar com boa parte desses recursos. “Nossa região fez todos os levantamentos de demanda, município por município, e sabemos o que precisamos para avançar nesse quesito”, ressaltou Danilo Vendruscolo.
O vice-presidente do POD, Elias Zydek, informou sobre a mudança de status do Paraná de área livre da aftosa com vacinação para livre sem vacinação, e de questões ligadas ao meio ambiente. Uma das preocupações é com o tratamento do lixo urbano. “As cidades crescem e a destinação desse material se torna um grande problema. Mas há soluções à vista”, disse. Parceria com a Itaipu assegura a preservação de bacias que alimentam o lago da usina e ganham corpo também, em vários municípios, ações para a preservação de minas d´água. 
O gerente regional do Sebrae Oeste, Augusto Stein, fez um relato sobre o SRI, Sistema Regional de Inovação, que surgiu há menos de três anos como uma câmara técnica do POD. “Este foi o ano de consolidação do sistema, que integra instituições voltadas à inovação e a novas tecnologias”. Ao lado do Iguassu Valley, de âmbito municipal, a região tem agora dois movimentos de articulação para impulsionar o ecossistema Oeste de inovação. Stein falou também de educação empreendedora, desenvolvida a partir da Câmara Técnica dos Pequenos Negócios, que apenas no atual exercício envolveu 11 mil alunos de escolas públicas, e 320 professores de 26 municípios.
 
 

Fonte: Caciopar

Galeria de Fotos