(45) 3321-1449

Sebrae

quinta, 29 de outubro de 2015

Lideranças do oeste discutem desenvolvimento por meio de micro e pequenas empresas

Encontro aconteceu nesta quinta-feira, dia 29, no Sebrae/PR em Cascavel; mais de 50 municípios estiveram representados no evento entre prefeitos, secretários e associações empresariais

Cerca de 150 pessoas, entre prefeitos, secretários e representantes de entidades de fomento ao empreendedorismo nos municípios, como associações empresariais, participaram do Encontro Regional de Lideranças do Programa Cidade Empreendedora nesta quinta-feira, dia 29, no Sebrae/PR em Cascavel. Com o objetivo de compartilhar boas práticas que envolvem políticas públicas de fomento ao empreendedorismo, o evento é inédito na região e, neste formato, único no Paraná.

De acordo com o coordenador estadual de Políticas Públicas do Sebrae/PR, Luiz Marcelo Padilha, o Paraná é referência no que tange à melhoria do ambiente para os pequenos negócios e, na região oeste, muito se tem a partilhar sobre ações realizadas. “O evento oportuniza a troca de experiências entre prefeituras daqui mesmo. Claro que se pode ir em busca de modelos de outras regiões, outros estados. Mas é preciso saber que as prefeituras da região também têm bons exemplos”, destaca.

Orestes Hotz, gerente regional do Sebrae/PR no oeste paranaense, complementa que, apesar de haver realidades diferentes de cidade para cidade, as ideias podem ser adaptadas à realidade local. “Toda boa prática pode ser aproveitada, basta incluir especificidades do município na ideia original que já deu certo em outra localidade. Além do benchmarking, o encontro também veio com a proposta de promover integração entre os líderes das cidades que compõem a região”, contextualiza.

Dentro da programação do evento, uma palestra com Silvio Barros, secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Estado do Paraná. “Há muita relação entre o poder e a palavra. Manter a palavra é muito importante para que se mantenha o poder, por exemplo”, provocou Silvio Barros ao levantar sobre as possíveis causas da crise. “É muito provável que ela tenha começado na política, por conta de políticas públicas mal implantadas por gestores públicos”, acrescentou.

O secretário de Planejamento, que também já foi prefeito de Maringá e, atualmente, é conselheiro do Sebrae/PR, enfatizou o papel do gestor público para os líderes municipais presentes do evento. “O prefeito é o executivo contratado pelo povo, através do voto, para executar o que o povo quer. Ninguém, por melhor ou pior que seja, assumiu o cargo sozinho. Com envolvimento político, muita coisa pode ser feita para sair da crise. O que a sua cidade vai apresentar de boas práticas?”, disse.

Exemplos

Depois da palestra de Silvio Barros, o evento trouxe oportunidades para que os prefeitos compartilhassem ações em prol das micro e pequenas empresas que deram certo em seus municípios. Um dos exemplos veio de Toledo. “Depois de muito estudo, pareceres, visitas ao Tribunal de Contas do Estado, conseguimos aprovar, por lei, o aporte de recursos do município à Garantioeste [Sociedade Garantidora de Crédito]. Somos a primeira prefeitura do País a fazer isso, o que vai possibilitar que os pequenos negócios possam ter crédito para ajudá-los a crescer”, disse Beto Lunitti, prefeito de Toledo.

Já o prefeito de Quatro Pontes, Paulo César Feyh, enfatizou as parcerias, inclusive com a própria população, para o desenvolvimento do ambiente empresarial. “Desenvolvemos um plano de governo e, ao assumirmos a Prefeitura, fomos validá-lo com a comunidade. Pouco mais de 50% da população estavam de acordo. Para não governar apenas para a metade da população, fomos conversar novamente com a comunidade e receber as necessidades deles. Com isso, reformulamos todas as propostas. Também percebemos que o apoio de entidades, como associação comercial e Sebrae, é fundamental.”

Entre Rios do Oeste também compartilhou ações de fomento ao empreendedorismo, com as aplicações práticas das compras públicas locais; Laranjeiras do Sul relatou sobre os benefícios da Sala do Empreendedor e a interação com as secretarias do município; Santa Helena trouxe o exemplo do programa Investe Santa Helena, que subsidia crédito para investimento nas micro e pequenas empresas; Guaraniaçu dividiu resultados obtidos com apoio ao setor cooperativista e agroindústrias; Terra Roxa destacou ações de empreendedorismo nas escolas; dentre outros.

Participaram do Encontro de Lideranças mais de 50 cidades da região. O evento terminou com a palestra “Liderança Transformadora” ministrada pelo conferencista e consultor organizacional Allan Costa.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é, para quem já é ou quer ser empresário, a melhor opção para obter informação e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae é a instituição que mais entende de pequenos negócios, no campo e na cidade, e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com 6 regionais e 13 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas, soluções com foco em ambiente de negócios; educação empreendedora; empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; liderança; e startups.

Informações para a imprensa:
Savannah Ações em Comunicação - empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Regional Oeste: Juliana Dotto
(45) 9914-8152| (45) 8801-2920 - jornalismocascavel@savannah.com.br
Coordenação Savannah: Jaqueline Gluck (41) 3035-5669 | (41) 9602-7541
Leandro Donatti – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 | (41) 9962-1754

Fonte: Crédito: Divulgação

Galeria de Fotos