(45) 3321-1449

SRI/Iguassu Valley firmam pacto pela inovação

terça, 03 de dezembro de 2019

Caciopar

O Núcleo Setorial de Informática e Telecomunicações foi o segundo a ser criado na Acic, entidade que inaugurou a prática do programa Empreender no Paraná em 1998. Com os bons resultados do Núcleo Moveleiro, o mais antigo da Acic e do Estado, outros grupos passaram a se unir e a também experimentar a metodologia de um modelo de integração revolucionário para o Brasil da época. Em 1999, surgiu o Núcleo de Informática com a proposta de aproximar profissionais da área de TI, empresários e pessoas conectadas ao mundo da inovação.
Como aconteceu com a grande maioria dos núcleos do Empreender da Acic, o de Informática também passou por ajustes em sua estrutura. A evolução de mais de 20 anos de atuação conduziu ao molde atual, que é o Iguassu Valley. A visão e o alcance das ações foram ampliadas e ele se tornou em um ecossistema local com foco na inovação. O grupo tem uma pauta dinâmica e sua expertise desperta a atenção de outros grupos de tecnologia de cidades da região. 
O modo de funcionamento do Iguassu Valley estabelece uma corrente, integrando cidades como Toledo, Palotina, Marechal Cândido Rondon e Foz do Iguaçu – outros municípios também estão em processo de adaptação do formato de trabalho desenvolvido pelo grupo proveniente de Cascavel. O Iguassu Valley tem reuniões semanais, que abrem espaço para pessoas da inovação apresentar suas ideias e projetos. Uma vez por mês, uma grande personalidade regional é convidada para expor sua história de vida e profissional. 
“Tudo isso contribui para abastecer o grupo de informações e de vivências espetaculares”, diz o coordenador Jadson Siqueira, informando que a ideia original de constituição da Acic Labs, a aceleradora e hub de inovação da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, nasceu no Iguassu Valley. Com a criação dessa rede, cria-se um poderoso ecossistema local de desenvolvimento de projetos de inovação e tecnologia, informa o coordenador do SRI (Sistema Regional de Inovação), Claudecir dos Santos. “Assim, o Oeste passa a contar com dois modelos de ecossistema, o SRI voltado a mobilizações de âmbito regional e o Iguassu Valley de alcance local”, afirma ele.
O Iguassu Valley gera outra contribuição significativa, que é envolver empresários filiados à associação comercial em debates sobre tecnologias, tendências e mudanças que essas novidades trazem ao mercado. “Com o Pacto pela Inovação, o Oeste do Paraná dará ainda mais impulso a um setor imprescindível na atualidade e que será indispensável e fundamental daqui para frente. A Caciopar é parceira de todas as ações e soluções que vierem a integrar a região a essa fascinante porta para o futuro”, diz o presidente da Coordenadoria, Alci Rotta Júnior.
 


 

Fonte: Caciopar

Galeria de Fotos