Na segunda-feira (25), no auditório do Câmpus Santa Helena da UTFPR, foi realizado o primeiro Fórum Empresarial e Comunitário, FOREC-SH, o qual reuniu comunidade acadêmica, políticos e empresários locais e regionais para discutir o papel da universidade no desenvolvimento regional.
Participaram do evento o reitor da UTFPR professor Carlos Eduardo Cantarelli, professor Carlos Cziulik, pró-reitor adjunto – PROREC-UTFPR, o prefeito de Santa Helena, Jucerlei Sotoriva, Elias José Zydek diretor executivo da Frimesa, Jaime Nelson Nascimento, secretário executivo do Programa Oeste em Desenvolvimento e assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional e o diretor-geral do Câmpus Santa Helena professor doutor Carlos Alberto Mucelin.
Pronunciaram-se na abertura do evento, o professor Cziulik, professor Cantarelli, o professor Mucelin e o prefeito Juce.
Elias Zydek apresentou a relação cooperativismo e academia. Abordou também a necessidade de profissionais egressos da UTFPR para realizar diversas análises que hoje são feitas em Curitiba e até mesmo em outros estados, além de profissionais advindos das áreas de atuação na saúde animal e da área da computação para geração de programas para automação dos equipamentos.
Em seguida Jaime Nascimento fez menção ao Programa Oeste em Desenvolvimento, que objetiva criar uma visão de futuro para o desenvolvimento econômico da região. Ressaltou, ainda, a importância da UTFPR para o crescimento da oeste e melhoria da qualidade de vida de sua população.
Na sequência, abriu-se uma discussão em plenária onde foram debatidos assuntos como a implantação de políticas públicas para a inovação, parcerias entre academia e setor privado, e perspectivas sobre os próximos cursos que serão implantados no câmpus.
Os debates foram registrados em um memorial descritivo e serão utilizados para estudos e encaminhamentos de ações no contexto da UTFPR.
O evento foi considerado um sucesso, pois além do grande público presente, que contribuiu muito com as discussões, o FOREC-SH aproximou a comunidade externa da universidade.
Fonte: Cl com assessoria da UTFPR